Percurso



Rota de Santa Marinha
Rotas do Litoral Alentejano
Perfil: Plano
Época aconselhada: De outubro a abril.
Da Praia de Melides até Melides. Percurso plano, desde o cordão dunar litoral, passando pela Várzea de Melides, Igreja de Santa Marinha e Fonte dos Olhos.
Ext.: 6.5 km
02:00h Dificuldade:
Gráfico da altitude: 
 | 1092 pessoas gostam deste percurso. |
Descrição
Da Praia de Melides a Melides (6,5 km)
Do vértice geodésico da Vigia, na duna litoral a norte da foz da Lagoa de Melides, siga para nascente pelo estradão que liga a Melides.
Cerca de 2 km à frente, em 38 08 34.5 N, 08 46 01.5 W, vire para sul, para a Várzea de Melides, a parte da Lagoa já assoreada, e densamente cultivada. Siga de novo para nascente, ao longo da Ribeira de Melides, que vai irrigando os campos. Em 38 08 38 N, 08 44 26.5 W, vire para norte, saindo da várzea na zona da Salvada, e retomando o estradão para Melides na direção nascente. Passará pelo cemitério de Santa Marinha, à entrada do qual as ruínas da Igreja de Santa Marinha propiciam um pequeno descanso. Esta igreja data do início do século XVI, antes do assoreamento da barra de Melides, e quando embarcações de pouco calado conseguiam ainda passar pela Lagoa até aqui.
Mas já estamos à entrada de Melides. Continue pelo estradão até à estrada asfaltada, siga por esta, para sul, ao longo de 100 metros, com cuidado, e vire depois para nascente, entrando na povoação. Vire pouco depois à direita, e estará na Fonte dos Olhos, nascente de água, abundante, que sempre abasteceu o povoado, agora com um lavadouro público disponível e transformada em aprazível local de descanso. Siga até ao fim da rua, antiga Rua da Fonte, até chegar à Igreja de São Pedro de Melides, do século XVIII. O largo fronteiro é de uma placidez desarmante. A igreja merece uma visita; possui um magnífico presépio popular e tem uma despretensiosa mas belíssima coleção de pequenos quadros representando a Via Sacra.
Se fizer o percurso em sentido inverso, de Melides para a praia, comece a manhã em Melides, com pão quente, artesanato, visita à igreja, a Fonte dos Olhos, a Igreja de Santa Marinha, e desça à várzea. Até estou com inveja…
Comentários
Adicionar comentário: (o seu comentário será publicado após aprovação.)