Rota de Fernão Mendes Pinto


  1. Percurso
  2. Descrição
  3. Mapa
  4. Fauna
  5. Comentários

Percurso

Rota de Fernão Mendes Pinto

Rotas do Litoral Alentejano

Perfil: Plano

Época aconselhada: De outubro a abril.

Da Praia da Galé até à Lagoa de Melides, ao longo da costa, passando pela Praia da Aberta Nova.

Ext.: 10.4 km 04:00h Dificuldade: Gráfico da altitude:

390 pessoas gostam deste percurso.

Descrição


Da Praia da Galé à Lagoa de Melides (10,4 km)

  Saia do Parque de Campismo da Praia da Galé pela arriba marinha, sobre a praia, na direção sul. Siga ao longo da costa, sempre para sul, pelo Barrocal, depois o Barrocalinho, por entre um coberto vegetal disperso e algo monótono. Mas a vista, sobre a praia e o oceano, a Arrábida sempre no horizonte, é de uma beleza soberba. A uma destas praias conseguiu chegar Fernão Mendes Pinto, numa noite de 1523, após a embarcação em que seguia, com destino ao estuário do Sado, ter sido assaltada por corsários franceses.

  Acabará por chegar à Praia da Aberta Nova, na foz da Ribeira das Fontainhas. Passe a ribeira pela praia, e siga sempre para sul, pela duna sobranceira às praias. A vegetação é escassa, e o solo arenoso. Mas pode sempre gozar um banho de mar, uma sesta na praia. Passará ainda pelo Pinheirão, e, caminhando sempre para sul, a nascente da duna litoral, acabará por ir ter à estrada que percorre o lado norte da Lagoa de Melides, frente à entrada do Monte do Vau (38 08 15.5 N, 08 47 02.5 W).

  Siga para poente, pela estrada, até chegar ao vértice geodésico da Vigia, a norte da foz da Lagoa de Melides, e depois, pela praia, dirija-se até ao restaurante de praia, ao sul da lagoa.

  E goze o panorama e descanse um pouco.

Mapa



descarregar ficheiro kml

Flora


Fotografias


Comentários


Adicionar comentário: (o seu comentário será publicado após aprovação.)

Nome:
Comentário:


Rota de Fernão Mendes Pinto